28/06/2022

AMP participa de comemoração do 10º Aniversário da Agenda 21 de Guarujá

Organizado por Beatriz Laurindo , Secretária Executiva do Fórum, contou com a presença, de Eliane Belfort, que entre outras personalidades, foi agraciada com uma placa de agradecimento por sua colaboração, recebida da palestrante, a Sra. Susanna Marchionni.

No prestigiadíssimo evento para comemorar os 10 anos, da Agenda 21 , que congrega a sociedade civil , governo e empresas, para pensar a Guaruja que queremos em 2035, recebi o marco comemorativo, pelas mãos da palestrante Suzanna Marchionni, pela participação da AMP , representando a mulher Guarujaense Agradeço aos membros e especialmente a secretaria Beatriz Laurindo , e parabenizo pelo primoroso evento

Compartilhamos e parabenizamos por estes 10 anos da Agenda 21 Guarujá todos os atores do 1º, 2º e 3º Setor que contribuíram para a construção deste importante instrumento de gestão tripartite para o Desenvolvimento Sustentável de Guarujá.

Como queremos chegar à 2034 quando Guarujá completará seu Centenário?

Este é o desafio.

Continuamos na direção da construção de uma cidade social, ambiental e economicamente sustentável para Todos.

Instituições Envolvidas
1º Setor - Poder Público: Secretaria Municipal de Cultura, Planejamento, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Portuário, Desenvolvimento Social e Cidadania

2º Setor - Setor Produtivo: Localfrio, Administração Jardim Acapulco, Nação Ecológica Ecoturismo Ltda, Artemis Consultoria Ambiental Ltda, Saipen do Brasil e Unaerp.

3º Setor - Sociedade Civil Organizada ou não: Associação dos Amigos do jardim Virgínia, Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AAEG), União das Associações e Entidades Comunitárias e Assistenciais da Ilha de Santo Amaro (UNIAISA), Instituto Litoral Verde, Grêmio Recreativo Don Domênico dos Funcionários do HSA e Gremar – Resgate de Animais Marinhos.

FÓRUM PERMANENTE DA AGENDA 21 GUARUJÁ

O Fórum foi instituído através da Lei Municipal nº 8940 – 31/05/2010.

No período de 2010 a 2012 foram realizadas oficinas, com a participação de 90 (noventa) pessoas, representantes do 1º Setor (Setor Público), 2º Setor (Setor Privado) e 3º Setor (Organizações da Sociedade Civil), quando foram discutidas e elaboradas as ações com vistas ao Desenvolvimento Sustentável para até o ano de 2034, data alusiva ao Centenário de Guarujá.

Em 2012 o caderno de ações da Agenda 21 foi entregue a comunidade de Guarujá, onde constam um total de cerca 260 ações, distribuídas em 4 Dimensões: Territorial e Ambiental (99); Social – Cultural – Comunitária (88); Econômica (36) e Política e Governança Social (37). A Agenda 21 é “uma agenda de compromissos com prazos e prioridades de ações”.

Em 2019 foi entregue a 1ª revisão das ações constantes do Caderno.

Neste ano de 2022 a Agenda 21 está completando 10 anos de seu lançamento. É um marco histórico para Guarujá, considerando que seus objetivos estão alinhados aos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU – Organização das Nações Unidas, na perspectiva de que o “AGIR LOCAL”, contribui para as mudanças “GLOBAIS”.

Conheça melhor os objetivos da Agenda 21 de Guarujá, clicando na LOGO DA AGENDA 21 na página eletrônica da Prefeitura do Município de Guarujá. https://www.guaruja.sp.gov.br/agenda21/

“Nada é tão poderoso quanto uma ideia na hora certa”. Victor Hugo

Guarujá 2034, por um Centenário Sustentável!
 

Beatriz Laurindo
Secretaria Executiva
Fórum Permanente da Agenda 21
Contato: agenda21guaruja@uol.com.br