xada Santista

19/07/2022

Lançamento da Cartilha sobre violência política sobre grupos marginalizados.

 

A AMP - Associação Mulheres para o Progresso é uma das entidades integrantes do Fórum que lançou a cartilha para combater a violência #política, que atinge as mulheres, as pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+.

 

O livreto traz orientações para identificar e denunciar esse tipo de violência, que tornou-se crime após mudança feita no Código Eleitoral, em agosto de 2021.

 

São várias as formas de violência (física, psicológico, moral, sexual e econômica) utilizadas para inviabilizar candidaturas e para restringir ou impedir os direitos políticos dessas pessoas.

 

O Fórum foi criado por iniciativa da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (MPF) e da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo (MPF)

Com a participação de movimentos, entidades, ONGs e coletivos de defesa dos direitos humanos e dos direitos eleitorais das mulheres e dos outros segmentos mencionados, entre as quais a AMP, a UBM, o Observatório Eleitoral da OAB-SP e a Coalizão Negra por Direitos.