9ª Edição da Medalha Theodosina Ribeiro

ALESP - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

LINK

Desde 2013, o mandato da deputada Leci Brandão promove através de resolução na Assembleia Legislativa de São Paulo a "Medalha Theodosina Rosário Ribeiro", que reconhece mulheres ou entidades de mulheres que se destacam na sociedade em razão de sua contribuição ao enfrentamento da discriminação racial e na defesa dos direitos das mulheres no Estado de São Paulo.

Este ano, a edição será em homenagem à Elza Soares, cantora e compositora eleita a cantora do milênio.

Medalha Theodosina Ribeiro

Edição Elza Soares

Serviço

Sessão Solene de Outorga da Medalha Theodosina Ribeiro 2023

Edição Elza Soares

31 de março l sexta-feira

Plenário Juscelino Kubitschek – ALESP

Av. Pedro Alvares Cabral, 201, andar monumental, Iburapuera, São Paulo-SP

Gratuito e aberto ao público

Iniciativa e Realização

Assembleia Legislativa de São Paulo

Deputada Leci Brandão

Assessoria de Comunicação e Imprensa

deputadalecibrandao@gmail.com

(11) 3886-6790, com Carla/Carina

Acompanhe a transmissão, ao vivo, pela página da Deputada Leci Brandão no Facebook, YouTube da TV Alesp ou pela digital no canal 61.2.

Mais informações

(11) 3886-6790 – lecibrandao@al.sp.gov.br


CONVITE

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO
GABINETE DEPUTADA LECI BRANDÃO

Ofício LB 24/2023​
​​​​​​​
São Paulo, 24 de março de 2023.


A
Sra.
Eliane Pinheiro Belfort Mattos


Sentimo-nos honrados em convidar V.Sª, para ser a nossa homenageada em Sessão Solene com a finalidade de outorgar a Medalha Dra. Theodosina Rosário Ribeiro.

A referida Premiação, que recebe o nome da 1ª Mulher Parlamentar Negra a ocupar uma cadeira como Deputada na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) tem como objetivo o reconhecimento de ações de mulheres cujos trabalhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de inúmeras mulheres, dos grupos vulneráveis e conseqüentemente, de toda a sociedade.


O projeto em referência pretende constituir-se como uma Premiação de caráter permanente, e que integre o Calendário anual da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em especial, o alusivo ao mês de Março, comemorativo à Mulher.


Desta feita, ao instituir a presente medalha, as instituições ora proponentes em parceria com o mandato da Deputada Leci Brandão fortalecem as temáticas de Gênero/Raça, e reconhecem que práticas como racismo/machismo causam as chamadas desigualdades estruturantes.


A presente medalha será outorgada às mulheres e organizações que atuam nos mais diversos segmentos, dentre os quais: Religioso, Cultural, Jurídico, Educação, Saúde, Cidadania, Diversidade Sexual.


O evento será realizado dia 31 de março de 2023 às 09h30, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”, na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Agradecemos antecipadamente a atenção.


​​​​​​​​​Cordialmente,

Leci Brandão
 


 

Minha gente está no ar a nossa página do site sobre a 9ª edição do Prêmio Theodosina Ribeiro!
 
Selecionamos conteúdo sobre a Theodosina, sobre a Elza Soares- que dá nome a edição deste ano, tem também as mulheres e entidades homenageadas este ano, além de fotos das outras edições e muita informação bacana para comaprtilhar!
Convido todos vocês para acessarem e depois me contarem o que acharam!
 

AGRADECIMENTO

Bom dia!

É realmente um bom dia, quando se reúnem mulheres empoderadas e potentes, para homenageá-las

Cumprimento a todas as senhoras presentes, na pessoa da anfitriã, a ilustre deputada Leci Brandão

Igualmente, meus cumprimentos aos senhores presentes, na pessoa do presidente desta casa, deputado André do Prado

Agradeço à deputada Leci pela criação dessa medalha, que homenageia uma mulher pioneira, Theodosina Ribeiro

Agradeço à Assembleia, que entendeu a importância da iniciativa, e tornou-a oficialmente parte do seu calendário anual.

Agradeço à deputada Adriana Borgo, que, reconhecendo o trabalho em prol da mulher, pelo desenvolvimento e pela igualdade de gêneros, que sempre pautou minha vida, e me agraciou com esta indicação.

Agradeço à presente e passada legislatura na pessoa do deputado André do Prado, pela aprovação do meu nome

Agradeço a ventura de ser agraciada com essa tão significativa medalha, na edição de uma mulher extraordinária, Elza Soares, que se tornou um ícone da luta das mulheres contra todos os preconceitos, a invisibilidade, os apagamentos e a desvalorização do gênero e da raça

Agradeço ao meu companheiro de vida, Horacio Belfort, pela parceria no trabalho conjunto que desenvolvemos na AMP – Associação Mulheres Progressistas, como forma de alcançarmos a igualdade de gêneros, através da ocupação das mulheres dos espaços de poder

Agradeço às minhas filhas, Jessy, Elly e Julie pelas muitas vezes que tiveram de dividir seu tempo com a causa das mulheres e dos direitos humanos, porque acredito que a construção coletiva depende de sacrifícios individuais

Agradeço por receber essa tão importante medalha junto a mulheres valorosas e pioneiras. Sim, pioneiras, pois num mundo onde a justiça social, a igualdade de direitos, de raça e de gênero ainda não foram conquistadas, todas as ações em direção a elas são pioneiras, em algum lugar, para alguém que ainda não alcançou sua libertação, pioneira para quem empoderamos com nossas ações e dedicação

Aos 73 anos ser reconhecida pelo trabalho também pioneiro que desenvolvi para o empoderamento das mulheres, junto com jovens mulheres, me faz muito feliz e esperançosa, acreditando em dias melhores, pois caminhamos muito, e muito caminharemos com as novas gerações de mulheres valorosas, como vocês todas

É uma honra e um privilegio estar com vocês esta manhã, e citando Guimarães Rosa quando ele diz – O que a vida quer de nos é coragem! – acrescento - O que nosso ser quer de nós é ação!

Então, sigamos com coragem e muita ação para alcançar a tão almejada justiça social, e a tão necessária e pacificadora igualdade de direitos.

Gratidão!