Eleições 2018

Saiba como eram e como ficaram as bancadas na Câmara dos Deputados, partido a partido

Percentual de mulheres eleitas para a Câmara cresce de 10% para 15%

Candidatas a Deputadas Federais da nossa região

Listagem por ordem alfabética

Nome da Candidata Partido Número
Alessandra Facex PRB 1092
Andressa Salles PSB 4007
Angélica Mariano PTB 1410
Débora Camilo PSOL 5055
Eliana Sabá PRB 1002
Jacira Góes PV 4318
Leca MDB 1587
Luci Cardia PSDB 4523
Marcia Cristina Marreta REDE 1815
Marilza Oliveira Nega PR 2210
Dra. Nadir PR 2230
Nara Santana Podemos 1996
Neide Barrueco PROS 9070
Patrícia Zanella Rede 1822
Tia Rai PR 2206
Rosana Valle PSB 4077
Solange Pupo PPL 5442
Professora Sônia PPL 5499
Tamara Crema Novo 3029
Telma de Souza * PT 1304

* Telma de Souza é Mulher Progressista

Deputado Federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil.

De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por voto direto. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições.

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição Federal e propor emenda para a constituição de um novo CC (Congresso Constituinte) para confecção de nova Constituição.

Deputadas federais eleitas em todo o Brasil

Deputadas federais eleitas por São Paulo

Entre os 70 candidatos eleitos em 2018, temos 11 mulheres.

Parabéns a elas, e que façam um bom trabalho !

Joice Hasselmann (PSL)
Joice Cristina Hasselmann é uma jornalista, escritora, ativista política, comentarista e política brasileira. Trabalhou na rádio CBN, na BandNews FM, na revista VEJA como apresentadora do TVEJA, na Record pela afiliada RIC TV e teve uma breve passagem no SBT pela afiliada Rede Massa.

Tabata Amaral (PDT)
Tabata Claudia Amaral de Pontes é uma cientista política brasileira e ativista pela educação. Filiada ao Partido Democrático Trabalhista, Amaral foi eleita deputada federal por São Paulo nas eleições de 2018, sendo a sexta candidata mais votada, com 264 450 votos.

Policial Katia Sastre (PR)
A cabo da Polícia Militar Kátia Sastre, que, no sábado, 12, estava de folga, reagiu a um assalto na porta da escola infantil onde a filha estuda, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, e matou o ladrão, foi homenageada pelo governador Márcio França neste Dia das Mães.

Sâmia Bomfim (PSOL)
(Presidente Prudente, 22 de agosto de 1989) é uma servidora pública feminista e política brasileira. É formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e servidora pública na mesma universidade. Atualmente exerce o mandato de vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara Municipal de São Paulo, sendo a parlamentar mais jovem a exercer o mandato na capital do estado, aos 27 anos.

Luiza Erundina (PSOL)
Luiza Erundina de Sousa (Uiraúna, 30 de novembro de 1934) é uma assistente social e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e atualmente deputada federal pelo estado de São Paulo. Ganhou notoriedade nacional quando foi eleita a primeira prefeita de São Paulo e representando um partido de esquerda,o PT, em 1988.
Também foi filiada ao PSB. Foi Coordenadora-Geral da coligação Unidos pelo Brasil, que lançou Marina Silva como candidata à Presidência da República, em 2014.
Deputada há cinco mandatos, e suplente da atual Mesa Diretora, Erundina foi candidata à presidência da Câmara dos Deputados em substituição a Eduardo Cunha, que havia renunciado ao cargo. Na eleição, Erundina defendeu uma maior participação feminina na representatividade e mostrou-se favorável à reforma política. Ela já havia presidido uma sessão da Casa simbolicamente.

Renata Abreu (Pode)
(São Paulo, 15 de abril de 1982) é uma administradora de empresas, advogada e política brasileira.
É presidente nacional do Podemos (PODE) e deputada federal por São Paulo desde 2015, quando foi eleita com 86.647 votos. Foi líder da bancada do partido, que conta com 13 deputados. Única mulher no Colégio de Líderes da Câmara Federal.

Bruna Furlan (PSDB)
(Barueri, 28 de abril de 1983) é uma advogada e política brasileira, filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). É deputada federal por São Paulo desde 2011. Formada pela Universidade Paulista de Alphaville com pós-graduação em Gestão de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Liderança Executiva pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Em 2010 tornou-se a deputada federal mulher mais votada da história de São Paulo, com mais de 270 mil votos. Nas Eleições de 2014, Bruna Furlan foi novamente a deputada mais votada de São Paulo no pleito.

Rosana Valle (PSB) * Baixada Santista
Rosana de Oliveira Valle (brasileira, nascida em 8 de maio) é uma jornalista, política e Deputada federal eleita. Nascida em Santos, litoral de São Paulo. É repórter especial da Tv Tribuna, emissora afiliada à Rede Globo na Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira desde 1993. Ao longo destes anos tem participado das coberturas nacionais da emissora para os programas de Rede. É também editora-chefe e apresentadora do programa "Rota do Sol" veiculado nas tardes de sábado. O programa mostra opções de passeios e viagens, não só pela região do litoral do estado de São Paulo, mas também no exterior. Além de apresentadora e editora, Rosana Valle é uma das colunistas da AT Revista., cuja distribuição é encartada aos domingos no Jornal A Tribuna de Santos. Em sua coluna, a jornalista escreve crônicas sobre suas impressões das viagens e do trabalho.

Carla Zambelli (PSL)
Solteira, Gerente, nascida em 03/07/1980 em Ribeirão Preto-SP, candidata a Deputado Federal em São Paulo pelo PSL - Partido Social Liberal
Presidente da Associação Brasil NasRuas, profissional graduada em Planejamento Estratégico Empresarial, Pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (ouvinte). Mais de 20 anos de carreira atuando no desenvolvimento de modelos organizacionais, desenvolvimento estratégico, gestão administrativa e change management.

Maria Rosas (PRB)
Maria do Parto Mendes Rosas. Viúva, Administradora, nascida em 01/10/1965 em Angra dos Reis-SP, candidata a Deputado Federal em São Paulo pelo PRB - Partido Republicano Brasileiro
Defender a família e os direitos das pessoas com deficiência são algumas das bandeiras da candidata a deputada federal

Adriana Ventura (Novo)
Adriana Ventura é formada em Administração Pública, mestrado e doutorado em administração pela EAESP-FGV. Durante o mestrado realizou estudos na ESSEC - École Superière des Sciences Économiques (Paris). Sua tese de doutorado trata de ética dos valores e integridade. É professora da EAESP/FGV e empreendedora em diversos segmentos. Desde 2010 atua na Fundação Julita, onde foi Vice Presidente e atualmente é Conselheira, organização que há 65 anos atende pessoas em situação de vulnerabilidade social no Jardim São Luis, Cidade de São Paulo. Apaixonada pelas artes. Bailarina clássica e pianista.

Entre os 70 candidatos eleitos em 2014, temos 5 mulheres.

16- BRUNA FURLAN (PSDB)
17- LUIZA ERUNDINA (PSB)
27- MARA GABRILLI (PSDB)
35- ANA PERUGINI (PT)
58- RENATA ABREU (PTN)

Candidatas da Baixada Santista

Candidata Partido Votos Sexo
Rosana Valle (PSB) 106.100 F
Telma de Souza  (PT) 32.515 F
Andressa Salles  (PSB) 10.120 F
Patricia Zanella  (Rede)  9.708 F
Débora Camilo  (PSOL)  6.438 F
Luci Cardia  (PSDB) 4.865 F
Alessandra da Silva Santos- Alessandra Facex  (PRB) 1.145 F
Nadir Tavares Alberto  (PR) 832 F
Tamara Crema  (Novo)  731 F
Marilza Oliveira - Nega (PR) 726 F
Neide Barrueco  (Pros)  659 F
Raimunda Ferreira Xavier Santas -Tia Hal (PR) 582 F
Márcia Marreta (Rede) 578 F
Eliana Sabá  (PRB)  391 F
Leca - Alexsandra Aparecida Bechelli Silva (MDB)  367 F
Sônia Branco  (PPL) 279 F
Solânge Pupo  (PPL) 277 F
Nara Santana (Podemos)  227 F
Jacira Gomes Gonçalves Goes  (PV) 129 F

        Votos   Média Votos / Candidato
Candidatas 19 28% F

176.669

30% 9.298
Candidatos 51 72% M

403.801

70% 7.917
Total 70   Total

580.470

  8.292