Política da Hora 17

Eliane Belfort, fundadora do movimento Mulheres Progressistas, inicia uma nova atividade :

Comentarista Política do programa Hora da Notícia de Carlos Avlys, na Rádio Cacique Santos - AM - 1500 kHz.

Serão comentários sobre o cenário político nacional, de aproximadamente 10 minutos, veiculados às segundas-feiras, a partir das 12 horas.

Política da Hora Nº 17
Programa transmitido dia 01/02/2016

Para ouvir o áudio, clique em http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora17.mp3

Boa tarde, amigos da Cacique

Hoje vamos falar sobre o tema : "Violência: Basta !"

Na semana passada foram divulgados os índices de violência na Baixada Santista.

De fato, diminuíram um pouco, mas  nada que possamos comemorar, como fez o governador Alckmin, em artigo do jornal A Tribuna de ontem.

O Secretário de Segurança deveria ser honesto com seu chefe, e avisar que esta diminuição não é verdadeira, pois todos nós sabemos que há sub-notificação dos crimes, pois como a grande maioria não é solucionada, a população, descrente, entende que de nada adianta perder seu tempo e sua paciência em uma delegacia.

Os crimes de estupro mostram diminuição, mas sabemos que isso não é verdade, as mulheres da maioria dos municípios não contam com uma Delegacia da Mulher para atendê-las, e nas cidades que possuem, estas delegacias são mal equipadas, e funcionam apenas no período comercial.

Ou seja, não atendem a necessidade da mulher, porque crimes não tem hora marcada para acontecer, e as mulheres não vão à delegacias comuns nesse tipo de crime, pois estão fartas de saber que serão violentadas mais uma vez, por investigadores e policiais machistas, que acham que a mulher é sempre culpada pelo estupro, e que elas merecem, porque usam roupas provocantes, ou porque seduziram o homem.

Enfim, a cultura machista sempre desculpa e perdoa o homem que bate e violenta a mulher, e não é diferente nas delegacias.

Os feminicidios vem crescendo na baixada, e não só as jovens mulheres que estão sendo mortas pelos ex maridos,  maridos e companheiros.

No mês passado, um homem sexagenário,matou sua mulher de 30 anos de casado, com requintes de crueldade.

Em Guarujá, em menos de um mês duas moças jovens, no ápice de suas vidas, foram mortas pelos ex-maridos,.

Estes e muitos outros casos em toda baixada, mostram que toda a região é muito machista, violenta, e apresentam características de misoginia, ódio contra as mulheres.

Indignadas, amedrontadas, e querendo providencias, e maior segurança, as mulheres do movimento Mulheres Progressistas estão convocando mulheres e homens que não concordam com essa covardia e infâmia contra as mulheres, para um ato ecumênico, para protestar e manifestarem-se, participando do lançamento de uma carta de repúdio à violência, dirigida ao governador, solicitando recursos materiais e humanos para as DPM - Delegacias de Proteção à Mulher, e também para as Casas de Abrigo para mulheres vítimas de violência, para que as mulheres tenham uma alternativa, um local para onde possam fugir com seus filhos, um porto seguro onde possam curar suas feridas, e iniciar uma nova vida.

Eu aproveito este espaço para reforçar o convite das Progressistas:

Quarta feira próxima, dia 3 de Fevereiro, às 18 horas, na Praça 14 BIS, participe do ato "Violência: Basta !"

Eu sou Eliane Belfort, fale comigo pelo WhatsApp 013 98100-9555 ou acesse www.mulheresprogressistas.org

Ouça os programas anteriores clicando AQUI

Veja mais vídeos em nosso canal no YouTube