NOTA

Nota de Alerta e Repúdio à Misoginia e ao Machismo que se alastram em nossa sociedade.

As mulheres Progressistas, indignadas com a onda de misoginia e de machismo que vem aflorando em certos setores da sociedade brasileira, vem alertar as mulheres e os homens de bem, defensores da democracia, da justiça e da igualdade, do perigo que nos ronda, pois toda a barbárie, genocídios e agressões ao estado de direito, no Brasil e no mundo, ganham força, e são estabelecidos pelo silêncio da maioria, que se sentindo acuada e impotente, pelo barulho e ousadia dos que usam da força bruta e métodos espúrios, queda inerte e sela seu destino rumo ao cadafalso.
As mulheres Progressistas, alertas e vigilantes, entendem e conclamam todos a se levantarem contra a falta de respeito às mulheres e seus mandatos, não é aceitável que mulheres legitimamente eleitas tenham seus governos considerados menores, alvo de achincalhes, em tentativas espúrias de usurpação de seus poderes, legalmente constituídos.
O fortalecimento do machismo, se dá juntamente com o crescimento da intolerância racial, de credo e da juventude, e não é por acaso que vemos o regramento congressual e jurídico serem subvertidos e acintosamente desrespeitados para atender os interesses de uma elite masculina, branca e rica, que tem comandado o avanço contra a democracia e o estado de direito.
O achincalhe, a chicana, o deboche, frente às leis e regulamentos que regem (ou, pelo menos, deveriam reger) nosso país, parecem não ter limites.
Estraçalham, com escárnio o poder legítimo de uma mulher, a primeira mandatária do país, fazem limpeza étnica, atentam contra os jovens, orquestram campanha contra os negros, atacando emblematicamente uma linda jovem negra.
As Mulheres Progressistas exigem providências para que este estado de coisas seja urgentemente coibido, porque essas atitudes rapidamente se espalham, e encorajam os inimigos da democracia, que não adormecem e ficam sempre à espreita, para aparecerem traiçoeiramente com suas armas vis, que ceifam as liberdades, o respeito ao contraditório e à pluralidade social.
Nós, Mulheres Progressistas, tememos que nossos esforços por “Mais Mulheres na Política” fracassem, com o crescimento do machismo, que entende poder assoberbar e tomar, com mentiras e engodos, o poder legitimamente constituído, via campanhas como as que sofrem as mulheres do Executivo, seja ela a primeira mandatária, Dilma Rousseff, seja em municípios, como aqui na região, os atentados contra o mandato de Márcia Rosa, em Cubatão, e agora contra o mandato de Maria Antonieta em Guarujá.
Nós, Mulheres Progressistas, conclamamos a sociedade a se por em brios, pela defesa da democracia, e do estado de direito.
 
Abaixo o machismo e a Misoginia”

1° Reunião: Elaboração Manifesto de Repúdio - Ato em prol das Cotas de Gênero (15 de Maio de 2015)