04/08/2018

3º Aniversário do Movimento Mulheres Progressistas

2º Aniversário da Associação Mulheres Progressistas

AGO 2018 - Associação Mulheres Progressistas

Fala de Eliane Belfort

Hoje é um dia de grande alegria, dia de celebrarmos a união das mulheres progressistas. um movimento reconhecidamente pioneiro, que nasceu em Guarujá, pelo absoluto silencio que havia sobre a causa da igualdade de gênero, violência contra a mulher, a fragilidade e a solidão das candidaturas femininas na cidade.

Nestes três anos, trouxemos mulheres com grande expertise para qualificar as candidatas, e fizemos inúmeros eventos para dar visibilidade à causa feminista.

Foram 7 Varais da Vergonha, sendo 2 em Guarujá, visando divulgar os números vergonhosos da violência contra a mulher, e 4 Caravanas da Indignação na baixada, fizemos 3 He for She, para reconhecer os homens que apoiaram as ações da AMP, criamos e operacionalizamos a Caixa da Igualdade, biblioteca móvel e circulante, especializada na Mulher.

Trouxemos o procurador eleitoral do MPF que apoiou nosso projeto Prefeito Amigo da Mulher, contendo 10 ações de apoio à mulher e o compromisso dos candidatos de implementá-los em sua gestão, se eleito.

A grande maioria dos candidatos de Guarujá assinou esse compromisso, apenas dois se recusaram, e um deles foi eleito, tendo mostrado que não assinou porque não tem mesmo compromisso com a mulher de Guarujá, e a prova mais evidente foi seu veto ao projeto aprovado pela câmara, estendendo o aluguel social às mulheres vítimas de violência doméstica.

Criamos um site divulgando nossas ações, com centenas de páginas, imagens e vídeos. nele mantivemos também o importante Observatório da Violência contra a Mulher, que monitora os números oficiais, trabalha e analisa esses números, comparando, alocando e ordenando esses números, criando gráficos para mostrar suas tendências, para facilitar a compreensão e dar visibilidade à evolução persistente da violência contra a mulher, al[em de registrar as políticas públicas e os movimentos e ações favoráveis e desfavoráveis dos governos em prol da mulher.

Foram 3 anos de muito trabalho, que conduziu a conscientização de muitas mulheres de Guarujá e região, mulheres que começaram a entender que feminismo não é coisa de mulher mal amada, desleixada ou das que não gostam de homens, e passaram a se enxergar feministas, pois descobriram que o feminismo persegue a igualdade entre homens e mulheres, e que o feminismo é responsável por todas as conquistas da mulher, como estudar, trabalhar. escolher seu companheiro, votar e ser votada, etc. . .

Enfim, entenderam que o feminismo é o grande responsável pelo progresso das mulheres, e da evolução social.

Presenciamos ainda a transformação de algumas mulheres que, adquirindo esta consciência, se transformaram em novas lideranças da causa, indo de encontro ao pensamento da AMP que um verdadeiro líder (e a AMP é líder inconteste) não forma seguidores, mas sim outros líderes, porque quanto mais coletivos feministas tivermos na cidade, mais rápido conseguiremos alcançar a tão pretendida igualdade de gênero.

Hoje é dia de gratidão, e queremos agradecer a todos e todas que colaboraram para que a AMP pudesse desenvolver as ações de valorização da mulher em nosso município e nos municípios vizinhos, fazendo votos para que sigamos em frente juntas e fortalecidas por muitos anos ainda, para alcançarmos muitas conquistas, e alcançarmos o tão almejado progresso da sociedade, e igualdade entre os gêneros.