Delegacia da Mulher

Atendimento à Vítima de Violência Doméstica

Violência: Basta !

Mulheres Progressistas apóiam o trabalho da Delegacia da Mulher

Neste mês de setembro o “Mulheres Progressistas” firmou uma parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Algumas lideranças do grupo, Eliane Belfort, Néia Zeferino e Rose Oggiano, fizeram uma visita às instalações da Delegacia da Mulher, e foram recebidas pela delegada Maria Aparecida Scanavacca, conversando sobre o trabalho realizado por aquela delegacia.

A primeira Delegacia de Defesa da Mulher foi implantada em São Paulo no ano de 1985. A partir de então, a delegacia da mulher espalhou-se pelo Brasil. A advogada Néia Zeferino ressalta a importância da instituição para a população feminina. “A Delegacia da Mulher é uma importante ferramenta de defesa, reparar danos sofridos seja ele moral ou físico é agir de forma pedagógica para com nossa sociedade visando extirpar qualquer espécie de violência contra a Mulher".

Na abordagem feita pelas Progressistas, a delegada Maria Aparecia relata diversas dificuldades que a DDM passa. Entre as principais queixas está o grande volume de trabalho direcionado (cerca de 150/160 registros mensais) a um número reduzido de funcionários. “Dentro da polícia a delegacia da mulher é vista como uma atividade de terceiro escalão, o policial não quer trabalhar aqui, pois se sente pouco prestigiado” , afirma Maria Aparecida.

Atualmente existem cerca de 372 Delegacias de Defesa da Mulher no país. A maior parte está fixada no estado de São Paulo (125 delegacias) e o Distrito Federal é o local com menos unidades (apenas uma). Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), atualmente são contabilizados 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. As informações foram retiradas dos sites da Secretaria de Políticas para as Mulheres e compromissoeatitude.org.br

FOTOS

O Movimento Mulheres Progressistas conhece a Delegacia de Defesa da Mulher de Guarujá e sinaliza possível parceria com a instituição.

As líderes do grupo que estiveram presentes, Eliane Belfort, Néia Zeferino e a vice presidente da OAB de Guarujá, Rose Oggiano, foram recebidas pela delegada Maria Aparecida Scanavacca.

Mapeamento das Delegacias da Mulher no Brasil

Este levantamento, de 2008, traz informações acerca do contexto sócio-político da criação das delegacias da mulher e seus modelos, o marco legal e institucional das delegacias da mulher e seus recursos, incluindo recursos humanos, materiais e financeiros, e de capacitação das/dos policiais. Descreve brevemente também o funcionamento das delegacias da mulher e sua articulação com outros serviços e traça o perfil das mulheres que utilizam as delegacias da mulher.

Ao todo, hoje, apenas uma delegacia, no centro da capital paulista, dos 133 equipamentos voltados às mulheres, funciona de forma ininterrupta.

Serviços de proteção à mulher pelo Brasil

Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres- DEAMs
28% dos policiais entrevistados acreditam que a violência pode ser justificada tanto pelo comportamento do homem quanto da mulher
https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=rede-de-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres-deams

Mais informações sobre Delegacia de Defesa da Mulher