3º Varal da Vergonha - 24/03/2018

Parece que o movimento feminista cresce, parece que as pessoas com ideário humanista aumentam, mas vemos que os atentados a democracia também aumentam, nós mulheres estamos nas ruas e nas redes sociais, com o fora Temer e ele continua dentro, barbarizando e achincalhando o direito do povo trabalhador e diminuindo o poder executivo, gritamos fascistas ñ passarão e eles continuam passando, matando Marielles, muitas vezes em corpo, alma e reputação, pedimos igualdade e vemos o fosso entre a sociedade aumentar, com privilégios desavergonhados de um lado e direitos usurpados de outro , vemos os preconceitos de raça, gênero e sexo serem expostos sem constrangimento nas redes e nas relações sociais, assistimos aos salários das mulheres despencarem e os partidos políticos e políticos tradicionais usando as mulheres, vemos mulheres e homens misóginos, desqualificando e culpando mulheres por crime que são praticam contra elas
Precisamos aumentar a coragem, união e força, para que nossa voz ecoe mais alto, porque estão tomando nossa luta, para vender produtos, promover imagens decadentes e dar lustro na reputação suja de políticos e da mídia
E é para nos posicionarmos contra a duplicação da violência contra a mulher, que ocorreu no último ano na Baixada Santista, que estamos convocando as mulheres e homens humanistas, para participar da caravana da indignação, que acontecerá dia 24/03/ e percorrerá os municípios de Cubatão, 10:00h Santos 12:00h e São Vicente 15:00 , instalando varais da vergonha em praça pública , mas nós nos posicionaremos também pela restauração da democracia e do Estado de direito

Violência contra a Mulher

Os casos de estupro na baixada em 2017 praticamente dobraram em relação aos registrados em 2016 segundo a SSP !

Violência contra a Mulher na Baixada Santista - Estupros 2015-2018

Estatísticas - Violência Contra as Mulheres - (Lei n° 14.545 de 14 de setembro de 2011)

3º Varal da Vergonha - 24/03/2018

Pré-Evento

Convite

Banner Cubatão

Banner Santos

Banner São Vicente

Cartaz

Veículos de Comunicação Impressa

Jornal da Orla:

Violência contra a mulher: Caravana da Indignação percorre cidades da Baixada Santista

Ação 'Varal da Vergonha' denunciará casos de estupros região

Diário do Litoral

Contra a violência sexual, Varal da Vergonha é realizado na região

Ação pretende chamar atenção para os casos de estupro na Baixada Santista

Internet

Contra a violência sexual, Varal da Vergonha é realizado neste sábado (24)

Convite

Caravana da Indignação e Varal da Vergonha

Pós Evento

Facebook Cubatão

A Caravana da Indignação percorreu a cidade de Cubatão no último dia 24 de março.

Na oportunidade instalamos o Varal da Vergonha onde cada peça de roupa demonstra um estupro na cidade, e lemos a carta de Moção , com nossas reivindicações.

Em Cubatão tivemos a um aumento de 667% em estupros, totalizando, 20 entre 2016 e 2017.

Agradecemos a todos envolvidos, as autoridades e principalmente a todas e todos que foram prestigiar o evento. #NaoaViolencia.

Facebook Santos

Em Santos não foi diferente, a concentração e instalação do Varal foi na Praça Paz Universal, Jardim Castelo.

Muita emoção, pois lemos a carta de Moção feita pela Associação com reivindicações para a melhora destes índices, sendo que em Santos o aumento foi de 124% num total de 37 estupros entre 2016 e 2017.

Agradecemos a presença de todos e das autoridades: Vereador Marquinhos (que substitui a Vereadora Telma de Souza), ao Sub Prefeito da Zona Noroeste Osvaldo e a dona Margarida Líder Comunitária.

Facebook São Vicente

Encerramos nossa Caravana em São Vicente, na Praça Tom Jobim.

Lá o índice é bem maior: o aumento foi de 125% num total de 63 estupros entre 2016 e 2017.

Também lemos a carta de Moção  feita pela Associação com reivindicações para a melhora destes índices em São Vicente.

Agradecemos a presença de todos e das autoridades: Prof. Graça Assessora de Política Públicas para Mulheres de São Vicente e todas as lideranças presente.

Agradecimento

Ainda sobre a caravana e o varal, em Cubatão, e Santos, agradeço as progressistas de Cubatão, pela organização e acolhida, em Santos agradeço imensamente o mandato da vereadora Telma de Souza e ao vereador Marquinhos do P C do B , que foi nos prestigiar e participou ativamente, e a todos os homens que cuidaram da infra-estrutura, som, foto, varal , carinho e muito mais , é assim, juntos, homens e mulheres cooperando em harmonia e alegria, que queremos a sociedade

Radio

Entrevista para Marcio Chaves - www.marciochaves.com

Entrevista Rádio Visão FM 92,5 MHz

Hoje participamos do Programa Jornal Da Cidade do Raposa, na Rádio Visão FM, com Cristina Oliveira nos representando.

Na oportunidade, convidamos todos para participarem da nossa Caravana da Indignação e Varal da Vergonha que acontecerá neste Sábado dia 24 as 9h na Praça Princesa Isabel Cubatão, as 12h na Praça Paz Universal em Santos e as 15h na Praça Tom Jobim em São Vicente.

Vídeo - Globoplay

Vídeo - Jornal Tribuna 2ª Edição

Vídeo - Cópia local

 

Vídeo - Caravana da Indignação

Vídeo - Cópia local

 

Agradecemos aos meios de comunicação na pessoa do Pimentel que apoiou nossa causa e que muito nos ajudou gravando o evento.

Fotos 3º Varal da Vergonha

FOTOS Cubatão

FOTOS Santos

FOTOS São Vicente

FOTOS Caravana da Indignação

Fotos 2º Varal da Vergonha - 04/05/2017

Fotos André e Andréa

Fotos Horacio

Fotos Yolanda

Fotos 1º Varal da Vergonha - 04/06/2016

FOTOS Guarujá

FOTOS Cubatão

FOTOS São Vicente

1º Varal da Vergonha e 1ª Caravana da Indignação

2º Varal da Vergonha

Reunião organizatória do Segundo Varal da Vergonha

Release 1 - Divulgação do evento

Release 2 - Fala de Eliane Belfort no 2º Varal

Projeto de Lei

Convênio

Carta ao Executivo

Fotos

Vídeo

Em 2016 a cidade de Guarujá registrou 50 casos de estupro contra mulheres. Esta é uma realidade que fere e que precisa da conscientização e mobilização dos munícipes para revertê-la.

Em razão disso, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres em parceria com a Associação Mulheres Progressistas, e com o o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realiza nesta quinta-feira (04), às 15 horas, a segunda edição da "Varal da Vergonha", um ato cultural que expõe peças de roupas alusivas aos casos de agressões ocorridos na Cidade em praça pública. O evento acontecerá na Praça Mário Covas, no bairro Morrinhos.

O intuito do ato é chamar a atenção da população para o crescimento do número de casos de estupros e violência contra a mulher em Guarujá, bem como sensibilizar as comunidades para a importância da denúncia e atendimento especializado. Contamos com a participação de todos.

Reportagem Julio Bezerra

Evento: 2º VARAL DA VERGONHA

Data: 04/05/2017
Horário: 15 horas
Local: Praça Mário Covas - Morrinhos

2º Varal - dados do ano de 2016